February 27 2013

Rodrigo Leone

Ação – Investimentos





Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Ação

O que é: é um título emitido por uma empresa de capital aberto.

Quanto rende: não há certeza sobre o rendimento. Depende de vários fatores, internos e externos às empresas emissoras.

Quanto cobra: não há nenhuma cobrança por parte da empresa. Porém, para investir, é preciso abrir uma conta em uma corretora, que cobra e repassa alguns custos, como, por exemplo, a taxa de corretagem (que pode ser fixa ou proporcional ao número de operações realizadas no mês) e os emolumentos. Há cobrança mensal de IR sobre os rendimentos (para movimentação mensal maior que R$20.000) e para operações de daytrade (compra e venda no mesmo dia).[leadform03]

Vantagem: não há prazo definido para resgate. A vantagem atual são os baixos preços cobrados por muitas ações, em decorrência do ambiente financeiro mundial (referência janeiro de 2013), o que se traduz em um potencial interessante de alta rentabilidade. Não apenas aquelas conhecidas como blue chips. Com tempo para pesquisar, você encontrará ações de empresas menores com índice P/L (preço/lucro) mais atrativos e, por isso, melhor expectativa de crescimento.

Desvantagem: como é uma aplicação de renda variável, há possibilidade de retornos maiores, mas há também possibilidade de retornos menores e, inclusive, negativos. Por isso, o controle do risco e o acompanhamento são essenciais.

Para quem é indicado: para quem tem estômago para agüentar os altos e baixos. Como a intenção é investir em longo prazo, não é necessário acompanhar diariamente o preço das ações. Basta estar atento para vender e comprar sempre que surgir outra oportunidade.

Sobre o autor: Rodrigo Leone

Rodrigo Leone é doutor em Otimização, mestre em Matemática e especialista em Administração Financeira. Consultor financeiro pessoal e empresarial. É redator-chefe do Blog Vou Investir do Diário de Pernambuco e também professor do mestrado profissional em Administração da Universidade Potiguar (RN) e do Ibmec (RJ).


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário